Blog


28/11/2018 Dicas

Como fazer a sua clínica ou consultório médico pagar menos tributos legalmente?

Veja 3 dicas para reduzir a carga tributária de sua clínica sem sonegar impostos

Como fazer a sua clínica ou consultório médico pagar menos tributos legalmente?

A gestão de clínica e consultório é uma das tarefas mais complexas do mercado graças à alta carga tributária. O fato é que para ter sucesso e fazer o negócio crescer, faz-se necessário encontrar formas de pagar menos tributos — sem sonegar, é claro!

Confira a seguir 3 dicas que poderão ajudá-lo a lidar com os impostos na gestão de sua clínica:

 

 

1.     Planejamento tributário

O primeiro passo para que seu negócio consiga diminuir os impostos pagos é fazer um planejamento. Ou seja, se programar para prevenir eventuais surpresas. Para isso, considere aspectos como:

·         receita bruta ou faturamento;

·         margens de lucro;

·         despesas com pessoal e operacional;

·         histórico da empresa.

Essas informações, além de ajudar no seu planejamento, também podem ser usadas para fazer com sua empresa atue de forma mais segura e até mesmo reduza gastos.

2.     Ações e fundos imobiliários

Investir em ativos de renda variável também é uma forma interessante de se obter benefícios fiscais. Nesse caso, duas maneiras podem ser estudadas tendo em vista planos futuros: os investimentos em ações e os investimentos em fundos imobiliários.

A dica a ter atenção às particularidades de cada opção para que seja possível identificar aquela que melhor se encaixa ao perfil da empresa.

3.     Escrituração do livro-caixa

A escrituração do livro-caixa para profissionais autônomos e não assalariados também é uma forma de se ter benefício fiscal. Vale destacar que estamos falando de uma ferramenta legal e fundamental para a redução da carga tributária.

Por exemplo, por meio dele pode-se efetuar descontos integrais referentes a todos os gastos tendo em vista os ganhos na situação de profissional autônomo.

Mas, para que haja dedução anual é preciso que todos os gastos estejam devidamente escriturados e confirmados por meio de documentação específica. Na dúvida, sempre busque a ajuda de um contador.

E você, tem alguma dica para lidar com a carga tributária na gestão de clínicas e consultórios? Aproveite para deixar a sua opinião nos comentários e troque experiência!