Blog


23/11/2018 Notícias

Quais são os maiores desafios da educação médica no século XXI?

A educação na medicina precisa tomar abordagens diferentes das que conhecemos até agora

Quais são os maiores desafios da educação médica no século XXI?

Um artigo publicado pela Revista da American College of Physicians fala a respeito dos maiores desafios para a educação médica no século XXI. Quer saber mais sobre os desafios da educação médica? Continue lendo e descubra os 10 principais:

 

 

1.      Consciência dos custos no cuidado a saúde

O primeiro desafio citado pela revista é sobre a importância de educar estudantes sobre o uso de recursos de maneira racional, a fim de diminuir o uso equivocado ou, até mesmo, exagerado.

2.      Áreas de maior necessidade

Alguns campos da medicina são mais necessitados pela sociedade como, por exemplo, Ginecologia, Pediatria, entre outros. É necessário dar incentivos durante as residências médicas para que os estudantes escolham essas áreas.

3.      Prevenção de doenças e bem-estar

A educação médica também precisa ser focada no bem-estar e na prevenção de doenças. Na maioria das vezes essa educação é apenas centrada no tratamento e diagnóstico de doenças.

4.      Experiência e educação dos estagiários

Outro desafio da educação médica é conseguir o equilíbrio entre educação e experiência dos estagiários, segurança do paciente, número de horas e da intensidade da carga de trabalho.

5.      Equilíbrio de abordagens

Os estudantes de medicina precisam ter uma educação médica que equilibre a abordagem baseada em evidências para a assistência do paciente além de uma abordagem científica.

6.      Medicina como esporte coletivo

A medicina deve ser ensinada como uma profissão em equipe e centrada no paciente. Cada vez mais essa profissão é como um esporte coletivo, todos devem estar focados na qualidade do atendimento prestado.

7.      Desempenhos e resultados

Tanto os médicos quanto os estagiários precisam examinar seus resultados para melhorarem cada vez mais a qualidade dos cuidados. Isso precisa ser incorporado à educação médica.

8.      Formação adequada

Outro desafio da educação médica é criar professores com formação adequada nesse tipo de educação com o objetivo de treinar os estudantes com as competências necessárias.

9.      Educação Médica Continuada

O interesse da indústria na Educação Médica Continuada (EMC) aumentou nos últimos anos. Por isso é importante desenvolver um sistema que forneça suporte a EMC.

10. Financiamento da educação médica

Por fim, o último desafio listado é a necessidade de expansão dos recursos para o financiamento da educação médica!

Você acredita que a educação médica enfrente ainda outros tipos de desafios? Deixe nos comentários sua opinião sobre o assunto e troque experiência com outros leitores!

Assuntos relacionados: EDUCAÇÃO MÉDICA