Blog


26/07/2018 Notícias

Pesquisadores desenvolvem biomaterial para implante ocular

Implante preserva maior quantidade de tecido que outras próteses e imita o globo ocular humano.

Pesquisadores desenvolvem biomaterial para implante ocular

Pesquisadores e engenheiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram uma nova prótese para transplantes oculares. O implante tem a forma cônica semelhante ao olho humano, dando maior fixação e preservando maior quantidade de tecido ocular na cirurgia.

O chamado biomaterial também diminui as chances de rejeição ao implante e melhora a aceitabilidade do material pelo organismo humano. Uma descoberta animadora para os pacientes que tiveram seu globo ocular removido em cirurgias, devido a doenças como câncer, glaucoma e entre outras.

 

 

O implante

O grande destaque do novo implante é sua capacidade de integração ao tecido macio do paciente, ou seja, integrar-se perfeitamente a abertura do olho. Deste modo, o paciente não sofre com nenhum desconforto causado pela prótese e não corre o risco de perder o implante, ou ainda que este se movimente no globo ocular.

O implante foi produzido a partir do material denominado como biosilicato, o único capaz de aderir ao tecido cartilaginoso até agora.

O estudo deste implante começou há oito anos, quando pesquisadores criaram o primeiro protótipo. Eles testaram o objeto em diversos animais, incluindo coelhos. Após o acompanhamento do grupo de testes perceberam que a prótese foi aceita normalmente pelo corpo do hospedeiro e sem nenhuma reação.

A partir daí foi fabricada a primeira prótese para humanos e realizados os testes necessários. A equipe, formada por engenheiros e pesquisadores das duas universidades, agora aguarda que alguma empresa financie a entrada do produto no mercado.

A descoberta é surpreendente por duas razões: primeiro porque a forma do implante é inédita. E segundo, porque o novo implante tem uma área de contato maior com a pele do paciente, dando mais segurança na utilização da prótese.

A iniciativa contribuirá para aumentar a autoestima dos pacientes e melhorar a qualidade de vida. Resta aguardar pelos avanços da prótese e sua entrada no mercado.

Assuntos relacionados: IMPLANTE OCULAR