Blog


26/06/2018 Medicina

Especialidades médicas: Pneumologia

O médico responsável pela saúde respiratória dos pacientes. Confira!

Especialidades médicas: Pneumologia

Pneumologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar, tratar e curar as doenças respiratórias. Ela cuida de toda a estrutura do sistema respiratório humano, bem como os órgãos que compõem essa região.

A SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) é o órgão responsável por essa especialidade médica, a realização dos exames de certificação e distribuição do conhecimento para os profissionais dessa área.

A pneumologia é uma especialidade diretamente ligada com os exames de diagnóstico por raioX e imagem, já que se utiliza deles para diagnosticar diversas doenças e complicações. O alto salário e avanço gradativo da tecnologia são os maiores atrativos dessa função para a maioria dos formandos.

O que faz um médico pneumologista?

O pneumologista pode atuar em hospitais públicos ou privados, clínicas especializadas, departamentos de estudo, laboratórios, ou ainda como professor universitário. Também é comum a presença do pneumologista em CTI’s e UTI’s para o acompanhamento de pacientes em estado grave de saúde.

Entre as patologias cuidadas por esse profissional, estão:

  • < >

    Bronquite e Bronquiectasias;

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);

  • Doenças autoimunes que comprometem os pulmões ou parte deles;

  • Enfisema pulmonar;

  • < >

    Insuficiência respiratória;

  • < >< >

    Tosse crônica;

  • < >

    Tumores no pulmão;

  • Entre outras.

Alguns exames e procedimentos também são muito comuns na pneumonologia, tais como: Angiografia, Broncoscopia, Complacência pulmonar, Oximetria, Pletismografia e muitos outros.

 

 

Como especializar-se em pneumologia?

Para especializar-se em pneumologia é necessário concluir a faculdade medicina primeiramente, estimada em 6 anos de duração. Essa formação constitui-se de três fases: ciclo básico, ciclo profissional e internato ou estágio.

O próximo passo da formação é cumprir uma residência em clínica médica, com duração de dois anos e um ano extra para métodos diagnósticos. Esta formação é essencial para quem deseja atuar clinicamente como médico pneumologista.

Concluindo a formação estão os dois anos de residência médica ou pós graduação em pneumologia. No caso da residência o formando será acompanhado de perto por professores, mestres, doutores e uma equipe profissional capaz de ajudá-lo em sua formação.

Caso seja de interesse do profissional, ele também pode se submeter ao Exame anual da SBPT para Título de Especialista. Tal reconhecimento traz mais credibilidade no mercado e pode abrir diversas oportunidades de emprego.

Gostou de aprender mais sobre a pneumologia? Aproveite para ver as demais especialidades médicas nessa série inédita e escolha sua especialização de forma mais assertiva.

Assuntos relacionados: PNEUMOLOGIA, ESPECIALIDADES MÉDICAS