A oftalmologia é a especialidade médica responsável por garantir a saúde dos olhos do paciente, diagnosticar e tratar possíveis problemas. Estima-se que existam em torno de 17 mil especialistas em todo o Brasil, de acordo com um senso de 2014.
O órgão máximo da oftalmologia brasileira, bem como o responsável por essa especialidade médica, é o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Cabe a esse órgão fiscalizar a profissão, oferecer treinamentos de capacitação e emitir os títulos de especialista.
O primeiro curso dessa especialidade data de 1803 e foi ministrado pela Universidade de Göttingen. Contudo, a oftalmologia já fascinava os humanos desde a civilização egípcia, o primeiro povo a estudar essa matéria.
A oftalmologia como especialidade médica possui tantas ramificações e subespecialidades, que alguns profissionais a consideram uma das maiores especialidades da medicina que conhecemos até hoje.
O que faz um médico oftalmologista?
O médico oftalmologista pode atuar no atendimento clínico dos pacientes, centros cirúrgicos ou ainda atendimentos de emergência.
Entre suas responsabilidades estão:
· Diagnosticar e tratar doenças da visão;
· Verificar a acuidade visual do paciente;
· Realizar exames de refração;
· Observação por Biomicroscopia, Tonometria e Fundoscopia;
· Avaliação dos reflexos pupilares;
· Análise do senso cromático;
· Exames e tratamentos relacionados às subespecialidades (córnea, refrativa, plástica ocular, retina, glaucoma, catarata, doenças externas, lente de contato, estrabismo e uveíte.);
· Cirurgias oculares;
· Acompanhamento de pacientes com doenças crônicas que apresentam perda da visão ou complicações oculares;
· Entre outras.
Por ser uma especialidade ampla, a oftalmologia também anda em conjunto com outros especialistas. É o que ocorre, por exemplo, com os pacientes que perderam a visão em decorrência de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão.
Os médicos responsáveis pelas doenças crônicas acompanham o tratamento realizado pelo oftalmologista e vice-versa, de modo a garantir resultados positivos e evitar complicações futuras.
Como especializar-se em oftalmologia?
Após o curso de medicina, estimado em seis anos, o formando deve fazer uma pós graduação ou residência médica em oftalmologia. Esse curso de especialização dura em torno de três anos para a formação básica, podendo ser expandido por mais dois anos para o caso de uma subespecialização.
Outras especializações necessárias para a função são: clínica médica e a cirurgia geral. A formação completa dura em torno de 10 anos.
O formado em oftalmologia pode trabalhar em hospitais públicos através de concursos ou contratações emergenciais, clínicas especializadas, serviços de emergência, centros cirúrgicos e entre outros estabelecimentos de saúde.
Gostou de aprender mais sobre a oftalmologia? Aproveite para ler os demais posts da série especialidades médicas e receba as novidades em primeira mão no seu email. Cadastre-se em nossa Newsletter agora mesmo!