Blog


12/04/2018 Medicina

Casos de câncer ligados ao sobrepeso devem chegar a 29 mil em 2025 no Brasil

Projeção estima o impacto do sobre peso nos diagnósticos de câncer do futuro e alerta para o perigo.

Casos de câncer ligados ao sobrepeso devem chegar a 29 mil em 2025 no Brasil

Um estudo realizado por universidades brasileiras, francesas e norte-americanas estimou 29.490 casos de câncer em 2025. De acordo com os pesquisadores esse número representaria os casos da doença com alguma ligação com o sobrepeso, que atinge em média 14% dos homens e 25% das mulheres.

Ainda de acordo com a pesquisa, esses casos responderiam por 4,6% de todos os diagnósticos de câncer daqui a menos de 7 anos. Um resultado alarmante e que estaria ligado com os maus hábitos alimentares dos brasileiros e o consumo de comidas processadas.

O estudo

Os pesquisadores de Universidades do Brasil, França e Estados Unidos realizaram uma projeção de casos de câncer causados pelo excesso de peso. Para isso eles utilizaram as bases de cálculo de um estudo de 2012, quando a média de casos era de 3,8% do total, cerca de 15 mil diagnósticos de câncer ligados ao sobrepeso.

Através dessa análise os cientistas perceberam um aumento crescente dos quadros de obesidade em todo o mundo, inclusive na América Latina e especialmente no Brasil. Os casos chegaram ao marco de 14,4% dos homens e 25,4% das mulheres com mais de 20 anos, de acordo com um levantamento de 2013.

Entre os tumores com maior ligação ao sobrepeso estão: câncer de mama, de colo de útero, colorretal, de próstata e de fígado. As mulheres serão as mais afetadas de acordo com o estudo, 18.837 mulheres serão diagnosticadas com câncer até 2025.

 

 

O maior intuito do estudo, segundo os responsáveis, é contribuir com as iniciativas de combate ao câncer no Brasil e conscientizar a todos sobre os perigos do excesso de peso.

O estudo já está disponível no site da Revista Científica Cancer Epidemiology e será publicado na edição de junho deste ano do periódico.

A obesidade e o câncer

Diversos estudos e pesquisas já ligaram a obesidade como causa de alguns tipos de câncer, como o de mama e de próstata. Segundo os levantamentos, o excesso de peso é um fator de risco para o desenvolvimento de tumores com o passar do tempo.

Os pesquisadores alertam que o motivo para isso é uma maior proliferação celular, que é estimulada pelo sobrepeso. O quadro, frequente nas pessoas acima do peso, estimula a reprodução de células defeituosas que são as causadoras dos tumores.

O consumo de alimentos industrializados e os maus hábitos alimentares são os maiores responsáveis pela obesidade no Brasil, de acordo com os autores do estudo. E esses números servem para conscientizar a todos da importância desse tema.

E você, o que achou dessa notícia? Compartilhe em suas redes sociais e ajude a conscientizar as pessoas!