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01/12/2017 Dicas

Comunicação hospitalar: Conheça os benefícios de investir no diálogo assertivo!

Instituições de saúde precisam encontrar as falhas, investir em tecnologia e conhecer bem seu público interno.

Comunicação hospitalar: Conheça os benefícios de investir no diálogo assertivo!

A comunicação é a chave do sucesso de qualquer empreendimento e com os hospitais ou clínicas não poderia ser diferente. Na verdade, essas instituições têm ainda mais responsabilidades na hora de criar um plano de comunicação interna.

Qualquer equívoco nesse planejamento e na transmissão de informações pode levar a erros graves. Desde uma medicação incorreta, até procedimentos médicos danosos que acabam por levar o paciente ao óbito.

Sendo assim, é extremamente importante que a comunicação hospitalar seja adequada e bem elaborada. Além disso, ela precisa chegar a todos os colaboradores da instituição e ser compreendida por todos.

Veja neste post os benefícios de uma boa comunicação na área da saúde e como garantir um diálogo assertivo em sua instituição. Confira!

Benefícios de uma boa comunicação hospitalar

Entre as vantagens de uma boa comunicação na saúde estão:

Como se vê há muitas vantagens em garantir uma boa comunicação hospitalar. Benefícios que são percebidos pelos gestores, colaboradores e pacientes. Em suma, uma iniciativa que beneficia a todos os envolvidos na área de saúde.

 

 

Infelizmente, há alguns desafios nessa hora que precisam ser superados para que a comunicação seja melhorada.

Como ter uma boa comunicação hospitalar?

O primeiro passo, sem dúvida, é conhecer a realidade atual da instituição e entender suas limitações.

O que causa os problemas de comunicação atuais? Quais ruídos atrapalham o processo de comunicação dentro da entidade?

A partir daí, o hospital ou clínica, deve investir em uma ferramenta de comunicação simples e eficaz. Pode ser uma intranet, TV corporativa, murais de recado, emails ou qualquer outro canal. O importante é fazer a informação chegar às pessoas corretas e no momento adequado.

E nesse contexto, as ferramentas digitais e tecnológicas costumam ter mais êxito. Afinal, as informações são transmitidas mais facilmente e de modo mais rápido, com o auxílio das tecnologias atuais.

Outro ponto a se levar em conta é o público a ser atingido e a linguagem utilizada nas mensagens. Um hospital tem um quadro de colaboradores bem diversificado e amplo, logo, as mensagens precisam se adequar à maioria desse público.

Isso inclui usar uma linguagem entendida por todos, evitar jargões que podem gerar confusão e assim por diante. Em outras palavras, é deixar a mensagem compreensível e o mais simples possível para que todos entendam.