18/10/2017 Notícias

Osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros

Alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a prevenir a doença!

Osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros

O Portal da Saúde estima que 10 milhões de brasileiros sofram com a osteoporose, uma doença silenciosa e muito comum em mulheres acima de 50 anos. Cerca de 18% das pessoas com a patologia pertencem ao sexo feminino e os números preocupam o Ministério da Saúde.

Por causa disso, o Governo Federal investe na campanha anual de combate e prevenção a Osteoporose. A iniciativa é colocada em prática no dia 20 de outubro, dia mundial de combate à doença.

O projeto tem como iniciativa reduzir em 2% ao ano a taxa de internação proveniente de fraturas no fêmur, uma das consequências mais graves da doença, e faz parte de um programa para reduzir custos do sistema de saúde.

Apenas no ano de 2010, estima-se que o SUS (Sistema Único de Saúde) gastou mais de 80 milhões de reais no atendimento de pacientes com a osteoporose.

Uma alimentação saudável e a prática de exercícios de forma frequente são as melhores formas de combate e prevenção. Inclusive, tal comportamento deve ser adotado desde a infância.

O que é a osteoporose?

Trata-se de uma doença comum no envelhecimento das pessoas. O corpo perde a capacidade de reter o cálcio nos ossos, ou mesmo produzir essa substância por conta própria, devido a mudanças hormonais.

Por causa disso, o quadro é mais comum em mulheres durante a menopausa, período em que as taxas de estrogênio são diminuídas drasticamente.

No entanto, a doença também atinge homens acima de 50 anos. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), um terço das fraturas no quadril do mundo ocorre no público masculino.

Destes, 37% dos pacientes vão a óbito logo no primeiro ano do ocorrido. Um dado que vem chamando a atenção para a prevenção e combate da osteoporose também nos homens.

Osteoporose tem cura!

Embora atinja um grande número de brasileiros, a osteoporose tem cura.

O tratamento da doença consiste em uma alimentação saudável e equilibrada, recheada de alimentos ricos em cálcio (laticínios em geral, sardinha, espinafre, feijão, brócolis, etc.).

A prática de exercício físico também é recomendada para aumentar o desenvolvimento dos músculos e também o fortalecimento dos ossos. A atividade física também melhora o equilíbrio e previne as quedas, uma das causas mais comuns de fraturas em idosos.

A exposição ao sol também é uma aliada e tanto no combate e prevenção da osteoporose. O tradicional banho de sol ajuda o organismo a absorver o cálcio, por causa da vitamina D reposta naturalmente pelos raios UV.

Para reverter o quadro alarmante da osteoporose no Brasil, todos precisam se engajar na campanha e fazerem a sua parte. Os médicos geriatras, inclusive, precisam orientar os pacientes senis da gravidade da doença e suas complicações.

Você tem tomado esse cuidado com seus pacientes em seu consultório? A prevenção começa desde cedo e todos precisamos fazer a nossa parte!