Blog


24/08/2017 Dicas

8 filmes sobre medicina que todo médicos deveria assistir

Filmes sobre medicina não necessariamente revisitam a rotina de um hospital. Prepare a pipoca e veja nossa lista para refletir, rir e se emocionar com a profissão

8 filmes sobre medicina que todo médicos deveria assistir

O fim de semana chegou, você quer descansar e... Que tal assistir a um filme sobre medicina? Calma, não significa revisitar tudo aquilo que você presenciou no hospital ou no consultório durante a semana. Também não é o mesmo que assistir a um episódio de Grey's Anatomy ou Dr. House. A seleção a seguir reúne filmes sobre medicina que vão fazer você refletir, rir e se emocionar com a profissão que você escolheu. Prepare a pipoca e divirta-se!

 

1. Clube de Compras Dallas

Indicado ao Oscar de melhor filme em 2014, o filme conta a história de Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas, Texas, diagnosticado com HIV na década de 1980, quando o vírus ainda era desconhecido e um grande estigma. Ao receber o prognóstico de poucos meses de vida, Woodroof se recusa a aceitá-lo e procura tratamentos alternativos, passando a contrabandear remédios ilegais do méxico. Além da excelente história, a atuação de Matthew McConaughey é brilhante e lhe rendeu o Oscar de melhor ator.

 

2. Sexo Sem Compromisso

Nessa comédia romântica estrelada por Natalie Portman e Ashton Kutcher, os amigos de longa data Emma e Adam dão um passo a mais na relação ao passarem a ter relações sexuais. Emma está na residência médica, e simplesmente não tem tempo para um namoro sério. Por isso, os dois concordam em manter as coisas no plano físico, sem brigas, sem ciúmes e sem expectativas. Será que vai funcionar? Um filme sobre medicina para rir e se lembrar com carinho dos tempos de faculdade ou residência.

 

3. Filadélfia

Outro filme de medicina sobre HIV, este lançado em 1993, Filadélfia conta a história de Andrew, advogado em um conceituado escritório de advocacia. Após descobrir ser portador de HIV, Andrew é demitido. Ele então contrata os serviços de outro advogado para processar a empresa. Também rendeu a Tom Hanks o Oscar de melhor ator em 1994.

 

4. Patch Adams

Baseado na história real de Hunter Doherty "Patch" Adams, médico norte-americano famoso por sua metodologia inusitada no tratamento de doentes. Após uma tentativa de suicídio e de uma internação em um hospital psiquiátrico, Patch Adams descobre possuir um dom de ajudar as pessoas usando seu bom humor. Anos depois, se forma como médico e decide ajudar os pacientes colocando alegria no coração deles. Nesta comédia dramática, Patch Adams ganha vida através do ator Robin Williams - que se suicidou em 2014.

 

5. Contágio

O drama de 2011, estrelado por Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet, Jude Law e Marion Cotillard, segue o rápido progresso de um vírus letal transmissível pelo ar. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial deve correr para encontrar a cura e controlar o pânico, ao mesmo tempo em que pessoas não infectadas lutam para sobreviver.

 

 

6. Para Sempre Alice

O drama que rendeu a Julianne Moore o Oscar de melhor atriz em 2015 conta a história de Alice Howland, professora de Harvard e especialista em linguística. Ela é bem sucedida tanto na vida pessoal quanto na profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é precocemente diagnosticada com Alzheimer.

 

7. Sicko

Embora não seja exatamente um filme sobre medicina, e sim um documentário, Sicko não podia ficar de fora da lista. Produzido em 2007, retrata o problemático e complexo sistema de saúde norte-americano, fazendo uma abordagem da saúde em seus aspectos sociais e éticos. O documentário, dirigido e produzido pelo polêmico Michael Moore, faz uma comparação do sistema dos Estados Unidos com os sistemas de outros países.

 

8. Rain Man

No longa, Tom Cruise vive Charlie, um jovem que vai atrás de seu até desconhecido irmão Raymond (Dustin Hoffman), herdeiro de uma fortuna. Raymond é autista e possui uma grande inteligência matemática. Por isso, Charlie tenta se aproveitar o dom do irmão para faturar alto.

 

E você, já viu todos os filmes dessa lista? O que achou? Inscreva-se na newsletter do Teuto e acompanhe todas as nossas novidades!

Leia também:

Saiba quais são as especialidades médicas do futuro

Como planejar uma boa aposentadoria médica

Saiba quais são os principais tipos de transtornos mentais

 

Importante: O objetivo deste blog é trazer informações atualizadas sobre o setor médico/farmacêutico. O conteúdo não expressa a opinião da empresa/Laboratório Teuto | Pfizer.

Assuntos relacionados: Cinema, Filmes, Dicas