Blog


08/08/2017 Medicina

Série especialidades médicas: cancerologia

Também conhecida como oncologia, a cancerologia é a área médica que estuda, previne e trata neoplasias e tumores, sejam eles benignos ou malignos

Série especialidades médicas: cancerologia

Dois nomes, mesma função. A cancerologia ou oncologia são a área da medicina que estuda, previne e trata as neoplasias e os tumores, sejam eles benignos ou malignos (câncer). No Brasil, menos de 1% dos médicos são especialistas em cancerologia, o que equivale a pouco mais de 2500 profissionais.

Câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (por isso é considerado maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Por esse motivo, a cancerologia é uma das áreas mais abrangentes da medicina, pois envolve todas as partes do corpo humano, desde a pele, ao coração, ossos e cérebro. Um tumor pode aparecer em qualquer órgão e o cancerologista deve estar preparado para diagnosticá-lo.

Os tipos de câncer correspondem aos diferentes tipos de célula do corpo. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais, como a pele ou as mucosas, ele é chamado carcinoma. Já se começa em tecidos conjuntivos, como os ossos, músculos ou cartilagem, recebe o nome de sarcoma.

 

O faz um médico especialista em cancerologia

Existem três principais subdivisões na cancerologia:

 

  • A cancerologia clínica, que cuida da origem, dos sintomas e das modificações dos tumores em geral. Atualmente, sabe-se que as causas de câncer são variadas e podem ser externas ou internas ao organismo, além de estarem inter-relacionadas. Estima-se que entre 80% e 90% dos cânceres têm relação com fatores ambientais. O cigarro, por exemplo, está associado ao câncer de pulmão.
  • A cancerologia cirúrgica atua na área de intervenções cirúrgicas dos tumores. Para cada fase do tumor há um tratamento diferente, que incluem hormonioterapia, radioterapia, quimioterapia e cirurgia. Em alguns casos, é possível retirar o tumor por completo e completar o tratamento com quimioterapia para prevenir o ressurgimento.
  • E a cancerologia pediátrica, que cuida especificamente de câncer infantil.

 

É o cancerologista que vai definir o melhor tratamento para o tipo específico do tumor. No entanto, por se tratar de uma doença extremamente agressiva, grave e muitas vezes incurável, ele não atua sozinho. O ideal é contar com uma equipe multidisciplinar, desde psicólogos e nutricionistas até médicos de outras especialidades, como ortopedistas, pediatras e dermatologistas.

 

 

Além disso, o médico especialista em cancerologia precisa saber lidar com o sentimento do paciente, pois é ele quem vai orientar a família e o próprio paciente psicologicamente, recomendar uma dieta adequada e estar atento à saúde mental do paciente para que o tratamento seja bem sucedido.

 

Como se tornar um especialista em cancerologia

A cancerologia é uma carreira que exige constante pesquisa, atualização e capacidade de lidar com fortes pressões. De um lado, há o aspecto emocional da doença considerada uma das mais graves e agressivas, cuja cura e causas exatas permanecem desconhecidas. De outro, a cada dia surgem novas drogas, tratamentos mais eficazes, formas de diagnóstico precoce, mais informação e educação da sociedade, cirurgias mais precisas e melhoria da qualidade de vida do paciente com câncer.

Repleta de desafios e possibilidades, a cancerologia é uma área que atrai profissionais multidisciplinares, visto que engloba diferentes áreas da medicina. Para se tornar um cancerologista, o médico formado deve buscar uma especialização ou residência específica na área.

E você, é especialista em alguma área? Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe nossa série de artigos sobre as diferentes especialidades médicas!

 

Leia também:

Saiba quais são as especialidades médicas do futuro

Como planejar uma boa aposentadoria médica

Saiba quais são os principais tipos de transtornos mentais

 

Importante: O objetivo deste blog é trazer informações atualizadas sobre o setor médico/farmacêutico. O conteúdo não expressa a opinião da empresa/Laboratório Teuto | Pfizer.

Assuntos relacionados: Especialização, Câncer, Cancerologia