Blog


20/06/2017 Medicina

Saiba quais são os principais tipos de transtornos mentais

Existem diferentes tipos de transtornos mentais e, nos últimos anos, têm se tornado cada vez mais frequentes. Conheça os sintomas dos principais

Saiba quais são os principais tipos de transtornos mentais

Os diagnósticos de diferentes tipos de transtornos mentais aumentaram e se tornaram tão comuns nos últimos 30 anos que estão entre as principais causas de incapacidade no mundo. Segundo a pesquisa Mental Health Survey, 13,7% dos americanos tiveram algum tipo de transtorno mental em 2014. Em São Paulo, o número é mais que o dobro, 29,6%, de acordo com o estudo São Paulo Megacity. 

Juntas, a depressão e a ansiedade, que estão entre os distúrbios mais conhecidos e comuns, são uma das principais causas de suicídio ao redor do mundo. Em 2015, 788 mil pessoas tiraram a própria vida. Mas, além destes dois, existem outros tipos de transtornos mentais aos quais devemos prestar a atenção.

 

Conheça os 5 principais tipos de transtornos mentais

 

1. Transtornos de ansiedade

É normal se sentir ansioso diante de situações de estresse e incerteza. O problema é quando a ansiedade se torna tão grande que incapacita e provoca algum grau de comprometimento na vida da pessoa. Segundo o relatório mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre distúrbios mentais, divulgado no fim de fevereiro, o Brasil é o país mais ansioso do mundo

São 18 milhões e meio de pessoas com ansiedade. Por aqui, a taxa de incidência do transtorno é três vezes superior que os 3,6% da média mundial. O transtorno de ansiedade pode se manifestar de diversas formas: a pessoa pode ter ataques de pânico; medo de algum objeto, animal ou situação específica; um transtorno obsessivo-compulsivo; e a ansiedade generalizada, que é a preocupação crônica.

 

2. Transtorno de humor

Como o nome sugere, a principal característica dos transtornos de humor é a alteração no humor do indivíduo. Ele pode ficar desinteressado, desanimado, com alterações no sono e apetite, como ocorre na depressão. Estima-se que uma a cada quatro pessoas devem ter depressão em algum momento da vida e que este tipo de transtorno mental afete 350 milhões de pessoas no mundo. Ou o paciente pode alternar entre momentos de depressão e muita euforia, como no transtorno bipolar. Ele afeta 60 milhões de pessoas no mundo, duas milhões no Brasil. 

 

 

3. Transtornos alimentares

Assim como nos outros transtornos, existem diferentes tipos e eles afetam a maneira como a pessoa lida com a alimentação. Os mais comuns são a anorexia nervosa, quando a pessoa tem obsessão pelo controle da quantidade de comida consumida; e a bulimia nervosa, quando a pessoa tem padrões anormais, com episódios de ingestão de alimentos em massa, seguidos por tentativas de eliminar as calorias, como indução de vômitos.

 

4. Transtornos psicóticos

Nestes tipos de transtornos mentais, o indivíduo perde o contato com a realidade. Os principais sintomas são delírios e alucinações, como ter a ideia de que está sendo seguido ou ouvir, ver e sentir algo que não existe. Os mais conhecidos são o transtorno delirante, quando a pessoa se convence de coisas irreais; e a esquizofrenia, quando a pessoa sofre alucinações e pensamentos perturbantes que a isolam das atividades sociais.

 

5. Transtornos de personalidade

Considera-se um transtorno de personalidade comportamentos que seguem um padrão rígido e permanente, que provocam desconforto e dificuldade de relacionamento. Os mais comuns são o borderline, quando a pessoa tem uma personalidade fraca, que muda continuamente, alternando momentos de raiva, ansiedade e desespero com calma; e o de personalidade anti-social, mais conhecido como psicopatia ou sociopatia, a tendência de não interagir na sociedade. 

 

Gostou do artigo de hoje? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

 

Leia também:

Saiba quais são as especialidades médicas do futuro

Como planejar uma boa aposentadoria médica

Laudo Médico: como fazer corretamente

 

Importante: O objetivo deste blog é trazer informações atualizadas sobre o setor médico/farmacêutico. O conteúdo não expressa a opinião da empresa/Laboratório Teuto | Pfizer.

Assuntos relacionados: Transtornos mentais, ansiedade