Blog


29/09/2013 Dicas

O buzz das novas tecnologias e seu uso na medicina – Iphone 5S e o Google Glass

Como poderemos aproveitar estas novas tecnologias na prática clínica?

O buzz das novas tecnologias e seu uso na medicina – Iphone 5S e o Google Glass

Nos últimos dias a internet mais uma vez se mobilizou em torno do lançamento de mais uma versão do smartphone da Apple, o Iphone 5S. Depois de muita euforia e críticas no seu lançamento, aos poucos começam a surgir novos usos para suas inovações. Outro Gadget que tem seu lançamento bastante esperado, e com muitas expectativas, é o Google Glass, previsto para 2013 e sem previsões para chegar por estes lados antes de 2014. E, em ambos os casos, nos fazemos a mesma pergunta: Como poderemos aproveitar estas novas tecnologias na prática clínica?

Com o lançamento dos primeiros palms no final da década 90, início dos anos 2000, tornou-se possível levar no bolso livros e calculadoras médicas, alterando o dia-a-dia da prática clínica. Se antes dependíamos muito mais da experiência acumulada e alguns cadernos surrados de anotação. Hoje, com alguns toques na tela, temos os últimos guidelines, posologias e cálculos feitos em segundos.

O lançamento do IPhone em 2007 fundamentou a revolução iniciada pelos palms, com maiores capacidades de armazenamento e velocidade de processamento e acesso à internet. Gadget que a Apple procura aperfeiçoar a cada versão, mas que já há alguns anos não apresentava nenhuma grande inovação. Com a divulgação do novo IPhone 5S, a Apple apresenta neste ano um novo processador A7 64-bit, uma câmera de oito megapixels com vídeos Full HD, leitor de digitais Touch ID e a assistente Siri, além de disponibilizar o aparelho em versão dourada.

O leitor de digitais e o processador de 64-bit são as grandes sensações deste lançamento. Na era em que a privacidade é cada vez mais ameaçada, o leitor de digitais surge como uma ferramenta importante para garantir o sigilo dos dados armazenados, principalmente quando o uso do aparelho está ligado às informações de pacientes. Também possibilita acesso facilitado a sistemas de informação que necessitam de logins e senhas, podendo ser substituídos pela digital.

*Semanalmente, o Dr. Teuto abre este espaço para seus parceiros exporem suas opiniões e ideias sobre diversos temas. Portanto, este conteúdo é de total responsabilidade de seus autores.

O processador de 64-bits deste novo modelo foi criado para otimizar o uso do acelerômetro, giroscopio e bússola. Os desenvolvedores de aplicativos “fitness” ficaram bastante entusiasmados com a maior precisão destas tecnologias e prometem versões turbinadas de seus aplicativos. Podemos esperar uma maior precisão dos dados relacionados às atividades fisicas dos nossos pacientes monitorados por estes aplicativos.

Do outro lado do mercado, a rival Google ensaia o lançamento do Google Glass, um óculos com uma câmera acoplada que projeta em suas lentes diversos tipos de informação. Possibilitando de forma rápida e confortável consulta a dados e, principalmente, captura e compartilhamento de imagens e videos. Entusiastas de tecnologia aplicada a medicina prevêm diversos usos aplicados ao cotidiano médico, como: médicos emergencistas transmitindo dados sobre acidente para o hospital durante os primeiros cuidados; residentes em cirurgia podendo acompanhar procedimentos pela visão do cirurgião chefe; passagem e discussões de casos clínicos com todos visualizando o exame físico e dados vitais do paciente ao vivo, etc.

Ler sobre o lançamento de qualquer tecnologia é sempre estimulante, apesar de ser bastante difícil, ao lançamento, separar aquilo que mudará a prática e o que ficará esquecido em uma gaveta para sempre. Acredito que dificilmente o novo smartphone da Apple revolucionará o mercado como ocorreu na sua primeira versão. Porém seu fracasso ou glória só poderá ser predito com o lançamento de aplicativos baseados nas suas inovações. Enquanto o gadget da Google, por outro lado, é aguardado com grande expectativa, pois possibilitará, no mínimo, maior liberdade para a grande ferramenta do médico, suas mãos.

*Semanalmente, o Dr. Teuto abre este espaço para seus parceiros exporem suas opiniões e ideias sobre diversos temas. Portanto, este conteúdo é de total responsabilidade de seus autores.

Assuntos relacionados: Iphone, Google, Apple, Glass, Android, Aplicativo, APP, Iphone 5S, Gadget