10/09/2012 Notícias

Pesquisadores publicam enciclopédia do DNA com o mais completo estudo sobre o genoma humano

Cerca de 422 pesquisadores  de todo o mundo compõem o projeto ENCODE, responsável pelos estudos e descobertas referentes ao material genético humano, com a finalidade de mapear o DNA, seus elementos e atribuições.

Os cientistas do projeto reconheceram que o genoma humano é bem mais complexo do que se pensava. Até então, apenas 2% do papel no material genético havia sido decodificado, pois consideravam os outros 98% pouco relevantes ou porque aparentavam não ter qualquer finalidade.

Em publicação da Discovery Magazine, os pesquisadores demonstraram que os outros genes, anteriormente preteridos ou deixados em segundo plano, não servem apenas como volume, mas são tão imprescindíveis quando aqueles 2% estudados.  O Fato é que 80% deles são bioquimicamente ativos e possuem reguladores capazes de ativar outros genes.

Assim, concluíram que o genoma humano funciona como um painel de controle com milhões de dispositivos  que administram a atividade genética.

O guia elaborado a partir de um estudo de 10 anos já gerou, pelo menos, outras 30 publicações e é considerado uma das grandes revoluções na Biologia e Medicina, marcando e estimulando a uma nova era de descobertas.

*Com informações Tecmundo.com.br