23/12/2011 Dicas

Exame bioquímico poderia detectar a Doença de Alzheimer precocemente

Confira no novo post do Médico Nerd para o nosso blog.

Exame bioquímico poderia detectar a Doença de Alzheimer precocemente

Afetando milhões de pacientes, a Doença de Alzheimer se tornou um peso para a saúde devido à dificuldade de diagnóstico e tratamento precoces. Há anos vários estudos são realizados com o intuito de descobrir uma nova maneira de detectar a doença antes do aparecimento dos sintomas e há poucos dias essas pesquisas ganharam mais um reforço!

A nova pesquisa, realizada por um grupo finlandês e publicada no periódico Translational Psychiatry, indica que a Doença de Alzheimer poderia ser detectada através de um exame bioquímico. Como funcionou a pesquisa? Os pesquisadores utilizaram a metabolômica, um método de alto rendimento para detectar pequenos metabólitos, para produzir perfis de metabólitos associados a Alzheimer. Para tanto, eles analisaram 03 grupos de pacientes: os saudáveis (grupo controle), os com Doença de Alzheimer e aqueles com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), uma espécie de pré-demência. Cerca de 30% dos pacientes com CCL progrediram para Alzheimer ao longo do tempo e o estudo detectou quais metabólitos estavam associados a esses pacientes que evoluíram para doença.

Apesar de não haver terapia para prevenir a Alzheimer, a detecção precoce é importante para que os pacientes estabeleçam precocemente mudanças no estilo de vida, bem como para servir como parâmetro para tratamento da doença no estágio inicial. Além disso, fica sempre a esperança de que o melhor conhecimento dos mecanismos da doença possam ajudar no desenvolvimento de novas opções terapêuticas.

* Semanalmente, o Dr. Teuto abre este espaço para seus parceiros exporem suas opiniões e ideias sobre diversos temas. Portanto, este conteúdo é de total responsabilidade de seus autores.