Blog


26/08/2011 Dicas

Prepare-se para a menopausa

Desde cedo, a mulher pode adotar uma série de hábitos para amenizar os desconfortos causados pelo fim da fase de procriação.

Prepare-se para a menopausa

Lá pelos 40 anos, cerca de 90% das mulheres começam a se queixar de nervosismo anormal, ondas de calor, queda no desejo sexual, suores noturnos, insônia e até depressão. Os sintomas, causados por transformações hormonais comuns a todas, indicam que o ciclo de procriação chegou ao fim.

Pode até parecer bicho de sete cabeças, mas há como sobreviver aos desconfortos da menopausa se a mulher adotar hábitos saudáveis desde cedo, até porque não é possível prever ao certo como seu corpo reagirá quando os ovários deixarem de produzir hormônios como o estrogênio e o progestógeno.

Uma das principais doenças relacionadas à menopausa é a osteoporose. Além de fixar a vitamina D no corpo, 15 minutos de sol por dia ajudam a prevenir a doença. Mas cuidado com o excesso e sempre use filtro solar para evitar problemas na pele. Outra dica para deixar os ossos mais fortes para aguentar as alterações hormonais é ingerir todos os dias alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados.

Não precisamos nem dizer que uma alimentação equilibrada faz bem pra saúde. O cuidado deve ser redobrado quando a menopausa estiver próxima. Uma boa dica é acrescentar soja e linhaça à dieta, por conterem substâncias comuns aos medicamentos de reposição hormonal, além de ajudarem no combate à pele seca e às ondas de calor.

Praticar atividade física também é importante para o corpo. Cinquenta minutos diários são suficientes para ajudar a manter a forma. Aliás, o ganho de peso é comum nas mulheres durante o período que antecede a menopausa. Por isso, controle desde já suas medidas, principalmente a da cintura, que não pode ultrapassar 80cm.

O sexo também colabora para prevenir o estreitamento vaginal e a falta de lubrificação da vagina, outros dois contratempos causados pela pouca produção hormonal. Mas faça sexo com segurança e consulte seu ginecologista regularmente.

E o psicológico? Sim, as mudanças hormonais também podem transformar o humor diante do medo causado pelos sinais de envelhecimento. É preciso encarar o processo como natural e tentar conviver com a menopausa da melhor forma possível.

Alguma dica mais? Comente!