Blog


24/02/2011 Notícias

Calvície tem remédio?

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia (EUA), o segredo pode estar no estresse.

Calvície tem remédio?

Segundo dados divulgados em 2010 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), metade dos homens do planeta e um quarto das mulheres são vítimas de calvície. Receitas milagrosas ainda não foram apontadas pela Ciência para reverter o processo, que geralmente é associado a fatores genéticos.

Uma pesquisa divulgada na última semana pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, aponta o estresse como uma das causas da calvície. E de acordo com reportagem do Jornal da Tarde, a descoberta acidental de uma substância que fez crescer novamente pelos em ratos de laboratório pode abrir caminho para um potencial remédio contra calvície em seres humanos.

Os cientistas americanos fizeram a descoberta de forma inesperada, ao conduzir pesquisas sobre as maneiras como o estresse pode afetar as funções gastrointestinais. Utilizaram então ratos geneticamente modificados para produzir em excesso corticotropina, um hormônio de estresse.

Ao envelhecer, os roedores começaram a perder os pêlos. Receberam então uma substância química batizada de "astressin-B", produzida para bloquear o efeito estressante do hormônio. Em três meses, os pêlos desses ratos voltaram a crescer normalmente.

"Nossa descoberta mostrou que um tratamento de curta duração, com esta substância, fez crescer novamente pelos em ratos que foram geneticamente modificados para ficarem cronicamente estressados", explicou o cientista Million Mulugeta, um dos co-autores do estudo.

Por enquanto, os testes serão realizados apenas com camundongos, mas eles esperam que no futuro a descoberta possa se tornar um tratamento eficiente contra a queda de cabelos em seres humanos.

* Com informações do Jornal da Tarde

Por ter sido realizada em ratos, a pesquisa abre caminhos para o tratamento da calvície em humanos? A Medicina já oferece paliativos para o problema? Opine!

Assuntos relacionados: calvície, tratamento, saúde, ciência, pesquisa